terça-feira, 20 de agosto de 2013

Caderno de Leitura

Que devoro livros já não é mais segredo. Louca por organização então, já virou apelido. Eis que, belo dia, passeando por blogs, descobri que a Moleskine, marca de cadernos pela qual tenho verdadeira adoração, disponibiliza uma caderneta onde é possível registrar todos os dados dos livros lidos. Já conhecia o Film Journal, mas não sabia, até então, da existência do Book Journal. Quando o descobri, depois de dar mentalmente vários pulinhos de alegria, fui logo pesquisar para saber quanto custa e se era vendido no Brasil. As respostas às minhas perguntas foram decepcionantes: quase R$ 94,00 em uma livraria brasileira famosa ou mais ou menos R$ 60,00 (pagos em dólares) se comprado numa livraria internacional que na época não cobrava frete. Ao ver esses precinhos levemente salgados, resolvi então fazer meu próprio Book Journal aproveitando o fundo do meu caderno GTD. 

Escrevi a mão os campos Nome, Autor, Editora, Idioma de Origem, Prêmios, Lido em, Data da 1ª edição, Data da minha edição e deixei um campo para observações e citações. Não é um Moleskine, mas atende muito bem seus objetivos. Preencho essas informações todas as vezes que termino a leitura de um livro e são elas que me ajudam a montar os textos da série Acabei de Ler aqui do blog.
Além de ajudar com os textos do blog, essas fichas me dão a oportunidade de repassar mentalmente os livros lidos e de perceber a velocidade com a qual estou lendo (oba!), velocidade que infelizmente os textos do blog não tem conseguido (ainda) acompanhar.
Já tenho um bom tanto de livros fichados, um melhor que o outro, e todos eles estarão em breve aqui no blog, devidamente apresentados, com o texto correspondente e a foto de suas capas. Afinal, pra que unir duas paixões se não torná-las públicas depois?

Nenhum comentário:

Postar um comentário