sábado, 20 de abril de 2013

ORGANIZADA EU?


Hoje certamente muito mais que há um ano. Eu sempre gostei de agendas, caderninhos, planilhas excel, listas, mas até um tempo atrás, apesar dos meus esforços, me perdia em meio à minha pseudo-organização. Li vários livros a respeito de organização, acompanhei muitos blogs, procurei inúmeros softwares que pudessem ajudar, mas percebi que para me tornar uma pessoa realmente organizada eu tinha que mudar algo em mim. Enquanto eu não conseguisse operar essa mudança, nem mesmo David Allen em pessoa daria um jeito! Essa mudança foi catalisada por acontecimentos especiais na minha vida privada e profissional, que aumentaram bastante a minha carga de trabalho e de coisas a fazer. De toda essa carga, uma (ínfima) parte poderia ser eliminada e uma (pequena) parte poderia ser delegada, mas o resto era todo meu e ainda tinha que me sobrar tempo para me cuidar, porque afinal de contas, ninguém é de ferro! Com mais coisas a fazer e o mesmo número de horas disponível, algo tinha que mudar. Consegui finalmente mudar aquele “algo em mim” e colocar em prática uma boa parte dos conselhos lidos: ganhei produtividade (consigo fazer mais coisas em menos tempo) e qualidade de vida (as noites e o fim de semana ficaram livres para descansar).
Comecei o processo seguindo uma dica que está em todos os textos sobre organização: tenha uma agenda e use-a! Por experiência própria garanto que é muito mais saudável anotar os compromissos na agenda do que gastar neurônios pensando: “O que era mesmo que eu tinha marcado para hoje??”. É bem desagradável ligar para o consultório do médico para confirmar o horário (porque não estava anotado na agenda e o papelzinho de lembrete sumiu) e ouvir do outro lado da linha uma voz compreensiva que diz: “Querida, a sua consulta estava marcada para ontem. Agora só consigo remarcar para daqui a dois meses”.
Depois de vários modelos, decidi fazer a minha própria agenda (#insana). Diagramei as páginas inserindo os campos que eu realmente uso e que me ajudam a “categorizar” o meu dia. Imprimi todas as páginas e minha querida irmãzinha, dona do blog As Peripécias de Fulvia, costurou pacientemente todas as páginas divididas em blocos, para formar uma encadernação tipo livro. Como se não bastasse, ela ainda fez uma capa linda e exclusiva, com espaço para canetas na frente e porta-papeizinhos na parte interna. Deu um trabalho considerável, não nego, mas estou bem satisfeita com o resultado, pois agora não fico com a sensação de ter comprado aquela agenda cara para usar apenas um terço do espaço disponível nas páginas. Estou mais satisfeita ainda porque ela realmente está me servindo como ferramenta para organizar melhor – e de forma mais realista – os meus dias.

Com a agenda em mãos, a segunda dica no ranking é: faça listas. Mas isso é assunto para outro post e já está anotado para eu não esquecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário